Baobá Capoeira se reúne com Secretaria de Cultura e IFS para apresentar evento do 1º encontro de mestres capoeiristas

Foto da esquerda para a direita: Mestre Marco Aurélio (Baobá Capoeira); Luciano Hora (IFS/Socorro); Natan Reis (Secretário de cultura de Socorro); Prof° Dr. José Franco de Azevedo (Diretor do IFS/Socorro); e Adeilton Batista Santos (Mestre Dedêda) (Presidente da Liga Socorrense de Capoeira)

por Fernanda Queiroz (Ascom/Voluntariado Instarte)

Mestre Marco Aurélio, fundador da ONG Baobá Capoeira, se reuniu com o secretário de Cultura de Nossa Senhora do Socorro, Natan Reis, para apresentar junto ao diretor do Instituto Federal de Sergipe do município (IFS/Socorro), Prof. Dr. José Franco de Azevedo, o 1º Encontro de Professores de Capoeira marcado para o dia 12 de fevereiro. O Mestre Dedêda, presidente da Liga Socorrense de Capoeira, também participou da reunião.

O objetivo central do evento é fortalecer o ensino de mestres e mestras a partir da troca de experiências e saberes empíricos que cada um tem. Para o idealizador do encontro, Mestre Marco Aurélio, é preciso que a comunidade escolar e população em geral entenda que a capoeira é um trabalho de educação através da linguagem corporal.

“A educação possui três pilares: pedagogia, didática e ludicidade. Ensinar capoeira por capoeira não é difícil, mas ainda precisamos evidenciar que os professores de capoeira são replicadores de uma cultura, de um ensinamento e de uma educação corporal potentes”, afirma Aurélio.

Na reunião, o secretário de cultura do município socorrense, se comprometeu a convidar a Secretaria de Ação Social e a Educação para uma nova reunião, a fim do projeto ser amplamente divulgado e apoiado pelo município.

De acordo com o Mestre do Baobá Capoeira, projeto sociocultural localizado na comunidade Povoado Oiteiros para crianças, jovens e adultos, essa luta não é recente. “Nós buscamos esse reconhecimento desde sempre. Prova disso é que a Liga Socorrense tem um projeto com a secretaria da educação, mas não ocorreu. O apoio do Mestre Dedêda e do diretor do IFS são cruciais para toda a categoria de mestres de capoeira. Seremos pioneiros no estado”, acredita Mestre Marco Aurélio.

A cultura da Capoeira

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música. A capoeira é o único desporto com reconhecimento em lei (Lei nº 12.188/2010), dentre as demais de centenas de modalidades desportivas praticadas no Brasil.

Apesar de um dia ter sido proibida, em 2003, com a alteração das diretrizes e bases da educação nacional (Decreto nº 10.639/2003), foi incluso no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Com isso, professores de capoeira podem ser efetivados para o ensino específico desse esporte.

O ofício de Mestre de capoeira é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2008, e é exercido por aqueles “detentores dos conhecimentos tradicionais dessa manifestação e responsáveis pela transmissão de suas práticas, rituais e herança cultural”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIDEO E CARTILHA: ME ENSINA A FAZER RENDA

Mais de 900 estudantes assistiram ao curso Smart Cine: Uma pedagogia audiovisual além do espaço escolar em 2019