Capoeiristas se reúnem para formação pedagógica aplicada ao ensino básico
Professores de Capoeira realizam qualificação de aprimoramento para a sala de aula
Mais de 30 professores de capoeira, responsáveis por trabalhos socioculturais em comunidades carentes de Nossa Senhora do Socorro e Aracaju, participaram do 1º Encontro de Professores de Capoeira, no último dia 12. O evento iniciou o treinamento dos profissionais para a implementação da capoeira nas escolas sergipanas.
Organizado pela ONG Baobá Capoeira em parceria com o Instituto Federal de Sergipe em Nossa Senhora do Socorro (IFS Socorro) e a Prefeitura Municipal socorrense, o encontro dos capoeiristas é um marco para o setor, pois segundo o idealizador Mestre Marco Aurélio, a intenção é formar os professores de capoeira para a sala de aula, a partir da parceria com a Secretaria de Educação e Assistência Social a fim de cumprir com a lei federal nº 10.639, de 2003 que inclui o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena na educação básica.
“A parceria de uma instituição de ensino e do poder público, reforça o compromisso que temos com as crianças e adolescentes de nosso estado. Eles tem por direito o contato com todas as artes e esportes, além do ensino regular, e nós capoeiristas vamos nos aprimorar ainda mais para oferecer o que está em lei. A capoeira é um ensino interdisciplinar completo e pode contribuir muito na escola”, completa Mestre Marco Aurélio, fundador da ONG Baobá Capoeira.
A equipe pedagógica do curso formada pelos Mestres: Mestre Jones, Professora e Contra Mestra Cacá, e a Professora Andréia Tempestade, Especialista em Educação Infantil, aplicou os três pilares da educação (didática, pedagogia e ludicidade) aos participantes, que puderam ainda realizar uma troca de saberes teóricos e experiências práticas na realização das aulas de capoeira.
Para que a metodologia do curso fosse vivenciada pelos participantes, um grupo de crianças do Baobá também participou do encontro, aprimorando ainda mais os ensinamentos do curso.
O Prof. Dr. José Franco de Azevedo, diretor do IFS Socorro, acompanhou todo evento e entregou aos capoeiristas o certificado de participação emitido pela Instituição. O próximo encontro de professores de capoeira será organizado para o 2º semestre de 2022.
Comentários
Postar um comentário